30/05/17

1 ano de alimentação saudável - antes e depois

Faz agora um ano que eu e o ❤ decidimos mudar a nossa alimentação.
Éramos daquelas pessoas que comiam sempre que tinham fome (ou sempre que apetecia).

Já tinha dito aqui anteriormente que em dezembro de 2015 atingi o meu peso máximo de 86 kg. Nessa altura comíamos um bolo a cada 3 dias, mais ou menos. E não estou a dizer um bolo tipo bola de berlim ou pastel de nata, estou a dizer um bolo daqueles que se faz em casa, com duas chávenas de farinha e uma de açúcar e tudo o que tem direito.

Em janeiro de 2016 veio aquela ideia de aos poucos alterar a nossa alimentação, começamos por diminuir os bolos, mas continuamos a comer mais do que devíamos. O nosso carro avariou e tivemos que começar a andar a pé. O que até nos ajudou, com um pouco de exercício físico. 

Em fevereiro comecei os estágios no Hospital de Leiria e passei a ir para o hospital a pé.. foi aí que comecei a ver o meu peso a diminuir. Com 84 kg comecei a levar almoços e lanches "mais saudáveis" na minha marmita, numa tentativa de continuar a perder peso. 

Em maio, li o livro da Dieta Gracie para perceber se seria uma boa maneira de mudar para uma alimentação saudável. Pareceu-me difícil de aplicar, mas como o autor (Rorion Gracie) refere que se começarmos a dieta por fases torna-se mais fácil de adaptar. Foi então que eu e o ❤ decidimos experimentar por uns meses.

No dia 31 de maio fizemos a nossa primeira refeição da Dieta Gracie, uma refeição de fruta ao lanche. Não foi propriamente fácil, porque fizemos o intervalo de 4,5h entre as refeições e estávamos acostumados a comer quando nos apetecia. Para não falar dos doces que comíamos de sobremesa..
No dia seguinte pesamo-nos para ter uma referência e decidimos começar a dieta de uma vez só e não por fases. Se calhar foi o melhor que fizemos porque só custou nos primeiros 3 dias, depois disso o corpo habituou-se facilmente. E foi assim que começamos, eu estava com 81,100 kg e o ❤ estava com 128,000 kg.

Nem sempre conseguimos manter a dieta, e o exercício físico foi difícil de aplicar. Apenas no verão de 2016, em Julho, quando fomos à Ilha, tivemos a oportunidade de treinar um pouco e começamos a ver mais resultados. Sempre que íamos treinar, íamos a pé até a academia, de forma a aproveita um pouco mais a rotina saudável. Caminhavamos cerca de 5 km para treinar 2 horas de Jiu-jitsu brasileiro. 

No entanto, quando regressamos a Leiria, deixamos de ter lugar para treinar novamente, e o exercício passou a ser caminhadas uma ou duas vezes por semana.
Há dois meses cruzamo-nos com uma academia de judo, aqui perto de casa. Foi assim que regressamos à prática regular de exercício físico. Nesta academia treinamos Ju-jitsu tradicional Japonês, para manter o hábito saudável de praticar exercício físico. 

No entanto, reparei que a minha perda de peso começou a estagnar. Em vez de desistir, como já tinha feito noutras tentativas de perda de peso, decidi reduzir nos hidratos de carbono e aumentar a ingestão de legumes e vegetais. Por enquanto, está melhorando os resultados. 

Inicialmente tinha a ideia de que em ocasiões especiais como aniversários, não tinha de manter completamente a dieta. Ainda assim, no meu aniversário, em vez de fazer o meu cheesecake de chocolate branco, decidimos fazer um almoço especial no sushi, porque assim conseguiamos manter a dieta. Temos tentado manter a nossa alimentação o mais saudável possível. 
Há uns meses ainda comíamos fiambre de frango e bolachas digestivas, mas também já os cortamos das nossas refeições. O fiambre, apesar de ser "mais saudável" por ser de frango é um alimento processado e por isso tem na sua constituição muitas coisas que não nos fazem bem, como estabilizantes, conservantes e intensificadores de sabores. As bolachas digestivas contêm gordura de palma, açúcar e xarope de glucose e frutose. São alimentos que consideramos saudáveis mas que podemos ver que têm muitos ingredientes desnecessários. 

Atualmente temos uma maior consideração naquilo que ingerimos. Quando vamos ao supermercado, procuramos ir com mais tempo, para pesquisarmos melhor aquilo que estamos a comprar. 
E tem sido isto, uma das coisas que mais me motiva a manter a dieta é pesquisar receitas, alterá-las e experimentá-las.
Depois deste ano de alimentação saudável atingi finalmente o meu primeiro objetivo de 68 kg. Agora é uma questão de manter a alimentação saudável e equilibrada enquanto me sentir bem! Pretendo emagrecer mais alguns quilos mas não quero me definir por um número. O que interessa atualmente é a sensação de objetivo alcançado, ainda que tenha mais alguns por cumprir.

Deixo-vos aqui o nosso antes e depois de um ano nesta jornada saudável!
Dani:
 31/05/16 - 81,100 kg
 31/05/17 - 67,500 kg

João:
 31/05/16 - 128,000 kg
 31/05/17 - 102,900 kg


Ps: tenho uma surpresa preparada para amanhã, fiquem atentos ao Facebook do blog!
 




26/05/17

Receitas - Papas de aveia "overnight" com maçã (Gracie Diet)

Bom dia gente! Hoje trago-vos uma receita que fiz a semana passada pela primeira vez e entretanto já fiz mais algumas vezes. Fiquei mesmo muito orgulhosa desta receita!
Sempre vejo fotografias e receitas de papas de aveia de ficar com água na boca, mas como não bebo leite ou iogurtes nunca tinha experimentado. Pois bem, há uns dias pensei: o que posso utilizar para fazer papas de aveia mas que cumpra com a minha dieta? Sumo de fruta!

Preparei de véspera e adorei acordar com um pequeno-almoço quase pronto e fresquinho!
Achei super saboroso e já tenho mais algumas ideias em mente para experimentar com outros sabores!
Ingredientes para uma pessoa:
- ~3/4 chávena de água fria
- 100 grs de flocos de aveia
- 2 maçãs vermelhas
- 3 ou 4 colheres de queijo fresco para barrar
De véspera preparamos a aveia e o sumo: lavamos e descascamos uma maçã. Cortamos aos cubos e colocamos no processador de comida. Acrescentamos a água aos poucos (podemos colocar mais ou menos água conforme a consistência que pretendemos). Misturamos bem.
Colocamos a aveia junto com o sumo de maçã num copo medidor misturamos com uma colher, de forma a ficar bem envolvido.
Levamos ao frigorífico durante pelo menos duas horas ou de um dia para o outro.

Depois de bem refrigerado, misturamos a aveia novamente.
Lavamos e descascamos a outra maçã e cortamos aos cubinhos.
Dividimos a aveia, colocamos metade num copo grande. Acrescentamos duas colheres de queijo fresco para barrar e metade da maçã por cima. Cobrimos com a restante aveia e voltamos a acrescentar o queijo fresco para barrar e a restante maçã.

Prontinho, um pequeno-almoço/lanche saboroso, fresco e saudável! Ideal para estes dias de calor ❤





21/05/17

Seminário Royce Gracie - 2015

Aproxima-se uma data muito especial para a nossa academia de Jiu-Jitsu. O nosso mestre Royce Gracie vai realizar o seu seminário anual em Lisboa. Este ano terá a particularidade que o seminário será realizado, também, na nossa Ilha da Madeira e em Sines, no Alentejo.
Para quem não sabe, o Royce Gracie foi o primeiro campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC) e introduziu, juntamente com os seus familiares, o Jiu-Jitsu Brasileiro na "boca do mundo".

Antes de vos falar deste seminário que se aproxima, queria partilhar convosco a minha primeira experiência do seminário do Royce Gracie que fui participar em Lisboa.
Foi há dois anos que tive a oportunidade de conhecer o Mestre. O primeiro impacto: uma pessoa humilde mas que impõe respeito em qualquer lugar que esteja. Muito sério, é daquelas pessoas que quando falam, todos se calam para lhe ouvir.
No entanto, com as crianças, a sua abordagem é completamente diferente. Sempre sorridente, sempre brincando. É compreensível que o tipo de abordagem seja outro afinal, para uma criança, o Jiu-Jitsu é mais uma brincadeira, para nós é uma filosofia de vida. 

Eu, com a minha rica faixa branca e sem graduação, senti-me como se tivesse caído de paraquedas no tatami. Estava cheia de medo de errar alguma técnica e "levar um raspanete" do Mestre. 
Mas não, pelo contrário, o Mestre demonstrou exercícíos de Defesa Pessoal a todos os que estavam presentes, enfatizando a melhor forma de realizar cada técnica, sempre muito calmo e sério. Ele introduziu no "meu" dicionário uma vertente do Jiu-Jitsu Brasileiro que eu pouco conhecia. 

Isto ajudou a criar em mim, um bichinho muito curioso. 
Ultimamente apercebi-me desta vontade de aprender mais esta filosofia de vida do Gracie Jiu-Jitsu.
Desde que comecei a treinar a vertente do Ju-Jitsu Tradicional Japonês, sinto-me com mais vontade de treinar técnicas do Jiu-Jitsu Brasileiro, que apesar de serem semelhantes ainda têm as suas diferenças.
Esta curiosidade também advém da minha perda de peso graças à Dieta Gracie, porque neste momento sinto-me com mais energia e isso alimenta a minha "fome" de aprender e obter melhores resultados. Esta perda de peso ajudou a melhorar a minha flexibilidade e agilidade, o que me dá uma maior liberdade nos meus movimentos. 

"Quem corre por gosto não cansa". 
É desta forma que me sinto quando treino. Claro que fico cansada e dorida depois de cada treino, mas também fico satisfeita com os meus pequenos progressos (quer a nível de perda de peso, quer a nível de técnica). Assim, sinto-me melhor comigo mesma e quero continuar a me tornar numa "melhor versão de mim". 
Para todos aqueles que sentem que não são capazes de se dedicar a algo, vocês são, apenas não encontraram a vossa inspiração/motivação ainda. Não desistam de a encontrar! Experimentem coisas diferentes, coisas que outrora nunca experimentariam. Vocês podem não encontrar logo à primeira tentativa, mas não desistam de vocês mesmos. Dediquem-vos a algo que vos traga alegria em praticar!

Espero conseguir participar no Seminário deste ano em Lisboa e quem sabe absorver um pouco mais desta cultura que me fascina cada vez mais ❤
 
Seminário de Gracie Jiu-Jitsu - Royce Gracie, Lisboa 2015
 
 
 
Royce Gracie Portugal - Madeira, 2016

17/05/17

Receitas - Rolo de Batata recheado com peito de frango (Gracie Diet)

Boa tarde pessoal!
Hoje trago-vos uma receita que experimentamos cá em casa na semana passada. É uma receita um pouco mais elaborada, ideal para um almoço ou jantar especial!
Gostei muito de prepará-la, apesar de ser um pouco mais demorada que as outras receitas que costumo partilhar por aqui. No entanto achei-a muito deliciosa! Espero que vocês também gostem!
 
Ingredientes para 3 ou 4 pessoas:
- 800 grs de batata
- 400 grs de peito de frango
- 125 grs de queijo mozzarella ralado
- orégãos
- azeite
- sal marinho
 
Começamos por cozer o peito de frango, temperado com sal, numa panela com água fria em lume alto por aproximadamente 15 minutos.
Enquanto cozemos o frango, lavamos e descascamos as batatas e cortamos em cubos para facilitar a cozedura. Cozemos, numa panela com água fria, com um pouco de sal grosso e orégãos por 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias. Depois de cozidas, deixamos arrefecer.
 
Desfiamos o frango e colocamos de lado (reservamos).
Com o auxílio de um garfo, esmagamos as batatas de forma a ficar com um puré. Acrescentamos uma colher de sopa de azeite e misturamos bem.
Colocamos o ovo numa taça e adicionamos as batatas, misturando tudo.
Se preferirem podem acrescentar duas colheres de sopa de queijo fresco para barrar à mistura.
Distribuímos a mistura sobre uma forma forrada com papel vegetal e estendemos a mesma para criar uma base.
Acrescentamos, sobre essa base, o peito de frango desfiado e o queijo mozzarella, uniformemente. Temperamos com os orégãos. Viramos uma ponta da folha de papel vegetal para dentro enrolando e apertando a nossa base de batata, com cuidado.

Levamos ao forno pré aquecido a 180° C por 15 minutos. Retiramos do forno e cobrimos o rolo de batata com um pouco de queijo mozzarella ralado. Voltamos a colocar no forno por mais 5 minutos ou até que o queijo derreta.
 
 
 
 
 

13/05/17

Receitas - Batatas recheadas com brócolos e queijo mozzarela (Gracie Diet)

Bom dia gente!
Hoje tenho mais uma receita para partilhar convosco, muito simples e saborosa!
Nesta receita as batatas são o foco do prato, e eu como adoro batatas tive de experimentar 😃

As batatas são um hidrato que tenho incluído mais nas minhas refeições, por serem pouco calóricas em comparação a outros hidratos comuns que ingerimos diariamente. Por exemplo, 100 grs de batata cozida e com casca tem aproximadamente 86 calorias, enquanto que 100 grs de arroz branco, tem aproximadamente 130 calorias. Por isso cá em casa, estamos tentando reduzir e variar um pouco a ingestão de hidratos.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 3 batatas grandes (com casca)
- 70 grs de queijo mozzarela ralado
- 200 grs de brócolos
- sal marinho grosso
- azeite

Primeiro, começamos por lavar e cortar as batatas a meio, longitudinalmente. Numa panela com água fria, em lume brando, cozemos as batatas com um pouco de sal até que a água ferva. Deixamos por mais 5 minutos, de forma a que as batatas fiquem cozidas mas não se desfaçam. 
Cozemos os brócolos numa panela com água fria e sal, em lume brando, até ficarem tenros.
Pré-aquecemos o forno a 170º C. Utilizando uma colher, retiramos um pouco do centro de cada batata de forma a ficar com um pequeno buraco. Colocamos os brócolos no centro da batata e cobrimos com o queijo mozzarela.
Levamos ao forno por aproximadamente 10 a 15 minutos ou até que o queijo fique dourado. Retiramos do forno e deitamos um fio de azeite sobre as batatas. 
Podemos acompanhar com uma proteína à escolha, por exemplo: salmão grelhado, peito de frango grelhado, ovos cozidos, etc.
Espero que gostem! Eu adorei!



 

12/05/17

10 refeições fáceis de preparar para levar para o trabalho

Como adepta de um estilo de vida saudável, por vezes tenho dificuldade em preparar as refeições de véspera para levar para o trabalho por duas razões: prefiro comer refeições quentes e não gosto de ter de me levantar depois de já estar jantada e descansada!

Normalmente quando tenho que levar almoço para o trabalho, prefiro preparar pelo menos parte da minha refeição enquanto faço o jantar, assim fico mais a vontade depois do jantar para sentar no sofá e relaxar.
Algumas vezes estou muito cansada para ainda ter de fazer comida para levar para o trabalho. Nestas ocasiões escolho fazer refeições de fruta, pois é muito mais simples e não precisa de preparação.

Deixo-vos aqui algumas opções que costumo levar para o trabalho e algumas que nunca levei, no entanto são boas opções para variar o menu!

E vocês, o que gostam de levar na vossa marmita?


Refeições​ de fruta são boas opções porque não precisam de nenhuma preparação.
  

Panquecas ou crepes são muito fáceis de preparar de véspera e podem ser consumidos sem aquecer.
  

Lasanha de frango é uma opção saudável​ que pode ser preparada no dia anterior e aquecida no microondas. 
 

Mais simples que isto não há. O arroz e os brócolos podem ser preparados para o jantar na véspera, depois é só cozer os ovos.
 

Mais uma opção que pode ser preparada na véspera, arroz e brócolos com peito de frango grelhado.
  

Wraps de trigo integral são muito saborosos, mas se forem preparados de véspera devem ser temperados apenas com sal para não ensopar.

Batatas recheadas com brócolos são uma boa opção para quem tem acesso ao microondas, para que o queijo derreta. Acompanhadas com uma peça de salmão grelhado são ainda mais deliciosas.
 

Trigo Bulgur também é fácil de preparar, mas não deve ser temperado. Podemos escolher qualquer legume ou vegetal para acompanhar.


Massas são boas opções para serem consumidas frias. Acompanhadas com vegetais e uma proteína magra, tornam-se um prato mais saudável.
E porque não fazer um hamburger caseiro de frango e acompanhar com vegetais e um pãozinho saboroso? 

 

09/05/17

Receitas - Tortilha com abacate (Gracie Diet)

Boa noite! O post de hoje é mais uma receita nova que experimentamos na semana passada!
Ingredientes para 2 pessoas:
- 3 wraps de trigo integral
- 1 abacate
- sal grosso marinho
- 400 grs de peito de frango
- 4 a 5 cogumelos frescos fatiados
- alho em pó
- azeite
 
Começamos por grelhar o peito de frango em azeite, temperado com alho em pó e sal grosso marinho.
Pré aqueçemos o forno a 160 ° C e dispomos as tortilhas na grelha do forno. Deixamos cozer até ficarem crocrantes (aproximadamente 2 minutos).
Salteamos os cogumelos frescos fatiados em azeite e alho em pó.
 
Numa pequena taça esmagamos o abacate e misturamos de forma a fazer um molho. Temperamos com sal grosso marinho.
 
Deixamos as tortilhas arrefecerem e partimos em pedaços pequenos de forma a caber na taça de abacate. Podemos acompanhar com legumes ou uma salada, como preferirem! Em vez de frango, podem acompanhar com ovos mexidos ou fritos.
Espero que gostem!
 
 
 
 

07/05/17

Receitas - Wrap "gigante" de trigo com Peito de Frango grelhado

Esta semana eu e o ❤ decidimos experimentar receitas novas e por isso tenho 3 receitas para partilhar convosco!
Esta é a primeira, uma receita com wraps de trigo e peito de frango, mas diferente daquelas que costumo fazer!

Ingredientes para 3/4 pessoas:
- 400 grs de peito de frango moído
- 175 grs de queijo mozzarella ralado
- orégãos
- 6 wraps de trigo integral
- azeite
- 1 cebola roxa picada
- sal grosso marinho
- 50 grs de cogumelos frescos
- alho picado

Começamos por preparar o frango. Numa frigideira com um fio de azeite, grelhamos o peito de frango moído temperado com sal grosso e alho picado, de forma a fazer pequenos aglomerados.
Salteamos os cogumelos fatiados em azeite e alho picado.
Para o wrap "gigante" distribuímos 5 wraps numa frigideira untada com azeite, em forma de flor. Cobrimos com metade do queijo mozzarella, com o frango grelhado e com a cebola roxa picada. Por cima, colocamos os cogumelos salteados e cobrimos com o restante queijo mozzarella. Utilizamos o último wrap para cobrir e viramos as pontas dos wraps para cima, fazendo um pouco de pressão para fechar.
Colocamos a frigideira no forno pré- aquecido a 180° C por aproximadamente 15 minutos.
Para acompanhar este prato podemos fazer uma salada ou legumes! Espero que gostem!








03/05/17

Jiu-Jitsu Brasileiro

O post de hoje é dedicado ao Jiu-Jitsu Brasileiro e porque razão escolhi praticar esta arte marcial.
 
Um pouco da história:
O Jiu-Jitsu Brasileiro foi desenvolvido a partir do Ju-jitsu tradicional japonês pelo Grande Mestre Hélio Gracie e seu irmão Grande Mestre Carlos Gracie (criador da Dieta Gracie - desenvolvida ao longo de 65 anos). Consiste na utilização de alavancas naturais para eliminar o uso de força bruta nas técnicas de combate.
Também conhecido como Gracie Jiu-Jitsu, tem uma componente de defesa pessoal que visa preparar os seus alunos para qualquer situação perigosa que possa ocorrer no seu dia-a-dia.
Trata-se de um desporto de combate, cujo objetivo consiste em fazer com que o parceiro desista, utilizando técnicas de luxação e estrangulamento.
 
Na minha opinião, não se trata apenas de um desporto de contacto! O Jiu-Jitsu Brasileiro não utiliza a força bruta, não envolve socos ou pontapés. Na realidade, este desporto defende um estilo de vida pacífico. Quando treino, consigo libertar as minhas frustrações acumuladas no dia-a-dia, de uma forma não agressiva. Para mim funciona como uma terapia!
Aqueles com quem treino tornam-se parte de uma família. Partilhamos as nossas "dores", vitórias e aprendizagens (aqui não existem derrotas, ganhamos ou aprendemos).
Por ser um desporto de combate, a solicitação da componente muscular é generalizada (trabalha-se o corpo todo).
Em um treino de hora e meia o ❤ perde até 3 kg, mesmo bebendo água. Claro que esse peso é maioritariamente líquido, mas desta forma conseguimos perceber o esforço que se faz em cada treino. É um desporto exigente, mas não é impossível de realizar!
 
Atualmente treino Ju-jitsu tradicional Japonês por não existir uma academia de Gracie Jiu-Jitsu na localidade aonde estou a viver.
Não é a mesma coisa, mas é uma forma de fazer exercício físico e, é um lugar aonde posso treinar as técnicas utilizadas no Jiu-Jitsu Brasileiro.
Praticar este desporto também permite que mantenha a minha motivação para a perda de peso.
 
Durante os treinos consigo me concentrar apenas nos exercícios que realizo, desfrutar do momento e me libertar de todas as frustrações que vão acumulando!!
Treinar Jiu-Jitsu​ é realizar trabalho de força, cardio e trabalho mental. Depois de um treino é normal sentir o corpo dorido, mas também é normal sentir-se leve. Porque o Jiu-Jitsu não é só um desporto, é um estilo de vida. Aplicamos aquilo que aprendemos nos treinos, diariamente. Um  exemplo disso é algo que aprendemos nos primeiros treinos: se o nosso parceiro de treino fizer uma técnica de estrangulamento e desesperarmos, provavelmente desistiremos e perderemos o combate. O mesmo se aplica no trabalho ou na escola, quando algo inesperado nos acontece e nós desesperamos, o mais provável é não conseguimos ultrapassar.
Imaginemos que temos dois dias para entregar um relatório, se desesperarmos não seremos capazes de nos concentrar e provavelmente não conseguiremos concluir a tempo. Será necessária organização, concentração e muita calma para realizar um trabalho em dois dias ou, simplesmente, para praticar Jiu-Jitsu.
Este é apenas um de muitos ensinamentos que aprendemos em todos os treinos e que vamos aplicando na nossa rotina, dentro e fora do tatame 💜
 
Aqui aprendi a respeitar o meu parceiro de treino, porque se não o fizer não merecerei o seu respeito. Aprendi a me manter calma em situações que noutrora desesperaria. Aprendi que para ter resultados é necessário praticar constantemente. E, acima de tudo, aprendi a controlar as minhas emoções e que nem sempre perder é sinónimo de derrota. Perder, é uma aprendizagem!!