21/05/17

Seminário Royce Gracie - 2015

Aproxima-se uma data muito especial para a nossa academia de Jiu-Jitsu. O nosso mestre Royce Gracie vai realizar o seu seminário anual em Lisboa. Este ano terá a particularidade que o seminário será realizado, também, na nossa Ilha da Madeira e em Sines, no Alentejo.
Para quem não sabe, o Royce Gracie foi o primeiro campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC) e introduziu, juntamente com os seus familiares, o Jiu-Jitsu Brasileiro na "boca do mundo".

Antes de vos falar deste seminário que se aproxima, queria partilhar convosco a minha primeira experiência do seminário do Royce Gracie que fui participar em Lisboa.
Foi há dois anos que tive a oportunidade de conhecer o Mestre. O primeiro impacto: uma pessoa humilde mas que impõe respeito em qualquer lugar que esteja. Muito sério, é daquelas pessoas que quando falam, todos se calam para lhe ouvir.
No entanto, com as crianças, a sua abordagem é completamente diferente. Sempre sorridente, sempre brincando. É compreensível que o tipo de abordagem seja outro afinal, para uma criança, o Jiu-Jitsu é mais uma brincadeira, para nós é uma filosofia de vida. 

Eu, com a minha rica faixa branca e sem graduação, senti-me como se tivesse caído de paraquedas no tatami. Estava cheia de medo de errar alguma técnica e "levar um raspanete" do Mestre. 
Mas não, pelo contrário, o Mestre demonstrou exercícíos de Defesa Pessoal a todos os que estavam presentes, enfatizando a melhor forma de realizar cada técnica, sempre muito calmo e sério. Ele introduziu no "meu" dicionário uma vertente do Jiu-Jitsu Brasileiro que eu pouco conhecia. 

Isto ajudou a criar em mim, um bichinho muito curioso. 
Ultimamente apercebi-me desta vontade de aprender mais esta filosofia de vida do Gracie Jiu-Jitsu.
Desde que comecei a treinar a vertente do Ju-Jitsu Tradicional Japonês, sinto-me com mais vontade de treinar técnicas do Jiu-Jitsu Brasileiro, que apesar de serem semelhantes ainda têm as suas diferenças.
Esta curiosidade também advém da minha perda de peso graças à Dieta Gracie, porque neste momento sinto-me com mais energia e isso alimenta a minha "fome" de aprender e obter melhores resultados. Esta perda de peso ajudou a melhorar a minha flexibilidade e agilidade, o que me dá uma maior liberdade nos meus movimentos. 

"Quem corre por gosto não cansa". 
É desta forma que me sinto quando treino. Claro que fico cansada e dorida depois de cada treino, mas também fico satisfeita com os meus pequenos progressos (quer a nível de perda de peso, quer a nível de técnica). Assim, sinto-me melhor comigo mesma e quero continuar a me tornar numa "melhor versão de mim". 
Para todos aqueles que sentem que não são capazes de se dedicar a algo, vocês são, apenas não encontraram a vossa inspiração/motivação ainda. Não desistam de a encontrar! Experimentem coisas diferentes, coisas que outrora nunca experimentariam. Vocês podem não encontrar logo à primeira tentativa, mas não desistam de vocês mesmos. Dediquem-vos a algo que vos traga alegria em praticar!

Espero conseguir participar no Seminário deste ano em Lisboa e quem sabe absorver um pouco mais desta cultura que me fascina cada vez mais ❤
 
Seminário de Gracie Jiu-Jitsu - Royce Gracie, Lisboa 2015
 
 
 
Royce Gracie Portugal - Madeira, 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário