30/05/17

1 ano de alimentação saudável - antes e depois

Faz agora um ano que eu e o ❤ decidimos mudar a nossa alimentação.
Éramos daquelas pessoas que comiam sempre que tinham fome (ou sempre que apetecia).

Já tinha dito aqui anteriormente que em dezembro de 2015 atingi o meu peso máximo de 86 kg. Nessa altura comíamos um bolo a cada 3 dias, mais ou menos. E não estou a dizer um bolo tipo bola de berlim ou pastel de nata, estou a dizer um bolo daqueles que se faz em casa, com duas chávenas de farinha e uma de açúcar e tudo o que tem direito.

Em janeiro de 2016 veio aquela ideia de aos poucos alterar a nossa alimentação, começamos por diminuir os bolos, mas continuamos a comer mais do que devíamos. O nosso carro avariou e tivemos que começar a andar a pé. O que até nos ajudou, com um pouco de exercício físico. 

Em fevereiro comecei os estágios no Hospital de Leiria e passei a ir para o hospital a pé.. foi aí que comecei a ver o meu peso a diminuir. Com 84 kg comecei a levar almoços e lanches "mais saudáveis" na minha marmita, numa tentativa de continuar a perder peso. 

Em maio, li o livro da Dieta Gracie para perceber se seria uma boa maneira de mudar para uma alimentação saudável. Pareceu-me difícil de aplicar, mas como o autor (Rorion Gracie) refere que se começarmos a dieta por fases torna-se mais fácil de adaptar. Foi então que eu e o ❤ decidimos experimentar por uns meses.

No dia 31 de maio fizemos a nossa primeira refeição da Dieta Gracie, uma refeição de fruta ao lanche. Não foi propriamente fácil, porque fizemos o intervalo de 4,5h entre as refeições e estávamos acostumados a comer quando nos apetecia. Para não falar dos doces que comíamos de sobremesa..
No dia seguinte pesamo-nos para ter uma referência e decidimos começar a dieta de uma vez só e não por fases. Se calhar foi o melhor que fizemos porque só custou nos primeiros 3 dias, depois disso o corpo habituou-se facilmente. E foi assim que começamos, eu estava com 81,100 kg e o ❤ estava com 128,000 kg.

Nem sempre conseguimos manter a dieta, e o exercício físico foi difícil de aplicar. Apenas no verão de 2016, em Julho, quando fomos à Ilha, tivemos a oportunidade de treinar um pouco e começamos a ver mais resultados. Sempre que íamos treinar, íamos a pé até a academia, de forma a aproveita um pouco mais a rotina saudável. Caminhavamos cerca de 5 km para treinar 2 horas de Jiu-jitsu brasileiro. 

No entanto, quando regressamos a Leiria, deixamos de ter lugar para treinar novamente, e o exercício passou a ser caminhadas uma ou duas vezes por semana.
Há dois meses cruzamo-nos com uma academia de judo, aqui perto de casa. Foi assim que regressamos à prática regular de exercício físico. Nesta academia treinamos Ju-jitsu tradicional Japonês, para manter o hábito saudável de praticar exercício físico. 

No entanto, reparei que a minha perda de peso começou a estagnar. Em vez de desistir, como já tinha feito noutras tentativas de perda de peso, decidi reduzir nos hidratos de carbono e aumentar a ingestão de legumes e vegetais. Por enquanto, está melhorando os resultados. 

Inicialmente tinha a ideia de que em ocasiões especiais como aniversários, não tinha de manter completamente a dieta. Ainda assim, no meu aniversário, em vez de fazer o meu cheesecake de chocolate branco, decidimos fazer um almoço especial no sushi, porque assim conseguiamos manter a dieta. Temos tentado manter a nossa alimentação o mais saudável possível. 
Há uns meses ainda comíamos fiambre de frango e bolachas digestivas, mas também já os cortamos das nossas refeições. O fiambre, apesar de ser "mais saudável" por ser de frango é um alimento processado e por isso tem na sua constituição muitas coisas que não nos fazem bem, como estabilizantes, conservantes e intensificadores de sabores. As bolachas digestivas contêm gordura de palma, açúcar e xarope de glucose e frutose. São alimentos que consideramos saudáveis mas que podemos ver que têm muitos ingredientes desnecessários. 

Atualmente temos uma maior consideração naquilo que ingerimos. Quando vamos ao supermercado, procuramos ir com mais tempo, para pesquisarmos melhor aquilo que estamos a comprar. 
E tem sido isto, uma das coisas que mais me motiva a manter a dieta é pesquisar receitas, alterá-las e experimentá-las.
Depois deste ano de alimentação saudável atingi finalmente o meu primeiro objetivo de 68 kg. Agora é uma questão de manter a alimentação saudável e equilibrada enquanto me sentir bem! Pretendo emagrecer mais alguns quilos mas não quero me definir por um número. O que interessa atualmente é a sensação de objetivo alcançado, ainda que tenha mais alguns por cumprir.

Deixo-vos aqui o nosso antes e depois de um ano nesta jornada saudável!
Dani:
 31/05/16 - 81,100 kg
 31/05/17 - 67,500 kg

João:
 31/05/16 - 128,000 kg
 31/05/17 - 102,900 kg


Ps: tenho uma surpresa preparada para amanhã, fiquem atentos ao Facebook do blog!
 




Sem comentários:

Enviar um comentário