26/04/17

Receitas - Lasanha de Frango (Gracie Diet) - 440 calorias por porção

O post de hoje é de uma receita que já faz parte do menu aqui em casa.
Esta receita de lasanha de frango é muito saborosa e serve para 3 ou 4 pessoas. Tem cerca de 440 calorias por porção, perfazendo um total de 1760 calorias.
Os ingredientes são:
- 400 grs de peito de frango
- 150 grs de massa de lasanha com ovo (8 folhas de lasanha)
- 100 grs de cogumelos frescos
- 100 grs de queijo fresco para barrar
- 125 grs de queijo mozzarela ralado
- orégãos
- polpa de tomate a gosto
- alho em pó
- azeite
- sal grosso marinho

Começamos por cozer o peito de frango. Eu costumo colocar numa panela com água fria e um pouco de sal grosso, deixo ferver e espero mais uns 8 minutos. Depois deixamos arrefecer e desfiamos o frango.

Eu prefiro cozer a polpa de tomate em uma panela em lume brando, por 2 ou 3 minutos sem levantar fervura, para amenizar a acidez do tomate. Tempero com sal grosso e com alho em pó, mas se preferirem podem utilizar molho de tomate já preparado, de pacote.

Para preparar a massa da lasanha, deixamos água ferver numa panela e acrescentamos as folhas de lasanha uma a uma, de forma a não colar. Deixamos cozer por mais 8 a 10 minutos. Depois de cozida, retiramos a massa e separamos em água fria.

Salteamos os cogumelos frescos, já fatiados, numa frigideira com um fio de azeite. Temperamos com alho em pó e deixamos por alguns segundos para ficarem dourados.

Colocamos uma folha de lasanha em uma forma (eu utilizo uma forma de pão, para dar mais suporte) e espalhamos um pouco de molho de tomate por cima. Acrescentamos os orégãos, um pouco de frango e queijo mozzarela. Colocamos outra folha de lasanha por cima, com um pouco de molho de tomate, alguns cogumelos e o queijo fresco para barrar. Podemos alternar as camadas, conforme o gosto.
Na última camada, colocamos molho de tomate, queijo fresco e a mozzarela. Temperamos com um pouco de orégãos e levamos ao forno, pré-aquecido a 175º C, por aproximadamente 15 minutos.

 



 

20/04/17

Uma surpresa após duas semanas sem treinar..

Queria partilhar convosco algo que se passou comigo nesta Páscoa.
Como vos disse no post anterior, durante a visita da minha mãe a Leiria, eu e o ❤ tentamos manter a nossa alimentação saudável. Mas, fiz o cheesecake de chocolate branco para a minha mãe experimentar e acabamos por comê-lo também. Ainda que não tenha açúcar adicionado, tem o açúcar do próprio chocolate.. e, ainda por cima, a minha mãe trouxe-nos de presente paçoca - um doce brasileiro, feito a partir do amendoim e que é absolutamente divinal! Ora, foi uma semana com doces..

No entanto, desde a visita da minha mãe, não tenho conseguido ir aos treinos. O meu horário de trabalho, estas duas semanas tem coincidido com o horário de treino. 
E isto começou a me desanimar, comecei a sentir-me inchada e com medo de voltar a ganhar peso depois deste esforço todo que temos feito.
Por vezes e devido ao trabalho, eu e o ❤ acabamos fazendo um intervalo maior entre as refeições. Ora, ficar 5 horas sem comer ainda é fácil de se fazer, principalmente para quem segue a Dieta Gracie, mas quando já prolongamos para 7 ou 8 horas.. bem, começa a doer.. 
Claro que procuramos manter a Dieta à mesma, mas quando a fome é muita, temos tendência a aumentar as porções. E isso foi algo que fiz, estas semanas, mas com muito receio de estragar o trabalho árduo que fiz nos últimos 11 meses..

Ainda assim, durante a Páscoa, procurei manter a Dieta. Não houve amêndoas nem ovos de chocolate. Simplesmente, experimentei uma receita nova de lasanha de frango e o resto foi mais do mesmo. Mas soube bem conseguir manter a Dieta quando só se vê doces por todo o lado!

Esta segunda-feira tive folga no trabalho então conseguir ir treinar.. coloquei o meu kimono com medo que este estivesse apertado novamente.. no entanto lembrei-me de quando o vesti nas férias de Natal de 2015 - quando pesava 86 quilos.. ele ficava tão apertado que eu quase não conseguia me agachar. Senti-me logo muito melhor, afinal ainda servia. E se engordei 2 ou 3 quilos estas duas semanas? É normal, não posso desanimar se der dois passos para trás.. vou fazer o possível para dar três para a frente!
Quis logo me pesar, mas deixei para o final do treino. Voltar ao treino depois de duas semanas sem treinar custa muito. Especialmente para alguém que ficou meses sem praticar exercício físico, e agora estava a ganhar a rotina novamente.
Começamos pelo aquecimento. Aquela corrida à volta do tapete... ai, como me custou. Odeio correr, não gosto mesmo nada! Tenho uma lesão no joelho que me magoa muito quando corro, mas já estava me habituando à rotina de correr no início do treino. Então tentei não pensar em quanto me custa correr, mas sim no meu progresso todo e aquilo que já alcancei.
Foi um treino puxado com muito exercício de técnica e repetição, exercícios de força pelo meio, combate e muitos abdominais.

Quando cheguei no final do treino, já nem me lembrava que queria me pesar! Mas lá ganhei coragem e subi à balança, cheia de medo! Quando olhei para baixo, quase chorei! 69,900 kg. Estou oficialmente abaixo dos 70 quilos e cada vez mais perto do meu primeiro objetivo: 68 quilos. Há mais de 3 anos que não pesava menos de 70 quilos! Mesmo depois de duas semanas sem praticar exercício físico, depois de ter comido doces e ter aumentado um pouco as porções das refeições.. consegui emagrecer um quilo! O meu metabolismo continua acelerado! 

Agora é a altura de continuar a lutar! Manter as refeições saudáveis, diminuir a quantidade de hidratos e procurar fazer exercícios mesmo nos dias que não posso treinar. Como já vos tinha dito, o caminho é longo. Mas o objetivo está cada vez mais perto. O meu primeiro objetivo é chegar aos 68 quilos, depois disso é manter a dieta! 

Deixo-vos aqui umas fotos do meu progresso desde o início da Dieta Gracie. Eu agora vejo a diferença na roupa que visto, no espelho, na energia que sinto! 
Deixo também umas fotos do progresso do ❤, que começou esta dieta comigo. Ele é o meu maior apoio nesta luta constante. Foi ele quem me introduziu no Jiujitsu Brasileiro. Eu já conhecia e não gostava por não saber o que realmente era. Agradeço muito o apoio que ele me dá constantemente. Senão fosse por ele, hoje não estaria aonde estou. 
Ter alguém que faça o mesmo tipo de alimentação e exercícios físicos connosco é a melhor solução para não desistir!!  

Se vocês eram como eu, que caía na preguiça, não queria fazer nada a não ser ver televisão e comer doces, se pensam que não são capazes.. acreditem, vocês são! Levantem, tentem! Custa no início mas acaba sendo tão gratificante!!


 Cliquem nas fotos para verem no tamanho original!











17/04/17

Super-mãe ❤

Quem me segue aqui no blog já sabe que sou filha de emigrantes. Sim, meu pai é brasileiro e minha mãe é madeirense mas ambos vivem no Brasil há 5 anos.
Há 3 anos tive a oportunidade de visitá-los e passar dois meses e meio de férias a passear. Mas desde então não pude visitá-los.

Em Março minha mãe conseguiu, finalmente, tirar uns dias de férias no trabalho e foi à Madeira visitar os meus avós. Entre as viagens de ligação entre Brasil/Lisboa e Lisboa/Funchal, consegui vê-la por 15 minutos e roubar um abraço bem apertado. Custou muito mas o pensamento de que em poucos dias nos veríamos novamente ajudou a amenizar a saudade.
A minha mãe é uma pessoa calma e que gosta de apreciar as pequenas coisas da vida. Sei que é cliché e que todos dizem o mesmo, mas a minha mãe é uma super-mãe. Mulher trabalhadora, ensinou-me a dar valor às pessoas, a necessidade do trabalho e a nunca desistir dos nossos sonhos. Se existe alguém que eu admire muito, é esta guerreira. Minha melhor amiga!

Há duas semanas ela veio passar 5 dias connosco. Procurei planear passeios e refeições para fazermos, mas muito do planeado ficou pelo caminho.
Para matar as saudades e levá-la a conhecer Leiria, eu e o ❤ decidimos que iríamos aproveitar ao máximo os poucos dias que ela estaria connosco.
Fomos a Fátima conhecer o santuário e encontrar com uma grande amiga da minha mãe. Nunca tinha visto o santuário, apesar de já ter ido à cidade várias vezes.
O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é um santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado na Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém.
No dia que fomos visitar, estava cheio de turistas, no entanto conseguimos aproveitar aquele dia de sol para desfrutar a arquitectura e encontrar um pouco de paz interior. Deixo-vos no final deste post algumas fotografias que tiramos durante a visita.

Fomos, também, ao Mosteiro da Batalha, algo que nunca tinha feito mas que vou voltar a fazer de certeza! Descobrimos, por sorte, que no primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita! 😃 Então, aproveitamos e passamos lá a tarde. Devo dizer-vos que é um monumento maravilhoso!
Construído por ordem do Rei D. João I, de forma a agradecer a vitória da Batalha de Aljubarrota em 1385. As obras do monumento duraram 150 anos.. e compreendemos o porquê quando vemos tanta beleza! Eu adorei, cada canto e recanto. Desde os vitrais coloridos que reflectem os raios de Sol no chão, aos pequenos detalhes elaborados à mão. Algo que chama a atenção até a quem passa do lado de fora do Mosteiro. Espero voltar lá em breve para poder apreciar, novamente, aquela estrutura magnífica.

Visitamos, também, o Castelo de Leiria. Infelizmente não conseguimos apreciar muito, uma vez que estava a decorrer um evento de fotografia e, portanto, havia muitas pessoas a fazer sessões fotográficas, o que nos impediu de visitar o monumento da melhor forma. No entanto, conseguimos observar as paisagens de Leiria, de um dos pontos mais altos da cidade.

A visita da minha mãe a Leiria não poderia ter sido melhor. Só se fosse mais longa!
Tentamos manter as nossas refeições pelo mais saudável. No entanto tive que fazer o meu cheesecake de chocolate branco para a minha mãe experimentar - receita aqui.

Fomos ao rodízio de carne do BrazaRio, situado no Leiria Shopping, e ao rodízio japonês no Kyoto House Leiria. Como sempre, fomos bem atendidos e são dois lugares que adoro ir e aconselho a todos a experimentar. A comida é sempre muito saborosa, o preço é amigável e os funcionários são sempre simpáticos!
Fizemos, também, outras refeições caseiras e saudáveis:
- wraps de trigo recheados com peito de frango grelhado, alface, cebola roxa, queijo fresco derretido e sementes de sésamo;
- trigo bulgur com alface, cebola roxa, cenoura, brócolos, couve-flor e ovos cozidos;
- massa com brócolos, peito de frango grelhado, sementes de sésamo e molho de soja;
E algumas sandes pelo meio. Eu costumo partilhar as fotos das minhas refeições no Instagram, sigam-me lá 😃
Fizemos também uma manhã de limpezas, porque a minha mãe é assim, ela está de visita, mas quer ajudar em tudo! Sempre que virávamos as costas, lá estava ela a lavar loiça ou a limpar algo 😆
Foram poucos dias para matar as saudades, mas com certeza haverá outras oportunidades de passeios mais longos e melhores.

A Atenas - minha cadela- adorou conhecer a "avó" também.
Espero que a próxima visita não demore 3 anos ❤
Ps: Para a próxima traz o pai!

Partilho aqui convosco algumas fotos destes 5 dias que já deixam saudades.. Te amo mãe!

Minha mãe e a Atenas
Castelo de Leiria

Mosteiro dos Jerónimos


Santuário de Fátima

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha



Padrão dos Descobrimentos - Belém
Mosteiro da Batalha

Santuário de Fátima

14/04/17

Receitas - Tapioca com abacate (Gracie Diet)

Boa noite gente!
A receita de hoje é uma variação da receita de tapioca que vos mostrei aqui.
Como vos disse anteriormente, a tapioca é um hidrato mais saudável e deve ser incluído nas refeições, como um substituto do pão, arroz ou massa.

A preparação da tapioca encontra-se no final do post.

Esta semana experimentei fazer tapiocas recheadas com abacate. Adorei!
Parece complicado mas cada vez que faço, fica mais fácil.
 
Os ingredientes que utilizei para o recheio destas oito tapiocas, que dão para 3 ou 4 pessoas, foram:
- 1 abacate
- 6 ovos
- queijo fresco para barrar a gosto
- alface
- sementes de sésamo
 
Primeiro começamos por preparar a tapioca e deixamos de parte.
Depois preparamos os ovos e juntamos o queijo fresco de barrar, ainda na frigideira, de forma a derreter o queijo.
Colocamos os ovos mexidos numa metade da tapioca e, por cima, as sementes de sésamo tostadas.
Acrescentamos o abacate e uma folha de alface. Temperamos com um fio de azeite e sal marinho. Por fim, fechamos a outra metade da tapioca.
 
Acho que a combinação do recheio desta tapioca ficou perfeita! É uma receita que, certamente vou repetir e vou tentar continuar a arranjar recheios diferentes. Acho-a muito simples, mas satisfatória.



A tapioca é uma farinha, utilizada como base de sandes. Existe a farinha desidratada, que é necessário acrescentar água e deixar repousar por um dia e existe a farinha pré-hidratada que está pronta a utilizar.
Eu geralmente utilizo a farinha de tapioca hidratada, por ser de fácil utilização.
Numa frigideira, em lume brando e com o auxílio de um coador, espalhamos uma camada fina da farinha de tapioca, tendo sempre atenção às bordas da frigideira, para que fique bem espalhada e não fique mais grossa de um dos lados.
Deixamos aquecer durante alguns segundos, até que a borda da tapioca comece a levantar. Com o auxílio de uma espátula, viramos a tapioca ou podemos lançá-la ao ar para virar e deixamos cozer por mais uns segundos.
Depois de pronta é só rechear.

Deixo-vos aqui, mais uma vez, o vídeo que me inspirei para preparar esta receita:


 

11/04/17

Receitas - Brownie de Batata-doce

O post que trago-vos hoje é uma receita que experimentei há algum tempo. Trata-se de uma receita que enquadra ma Dieta Gracie, no entanto acho que não é boa para quem está a fazer este tipo de alimentação. É uma receita simples mas talvez por si só não seja a melhor, uma vez que não leva açúcar. Na minha opinião, esta receita deve ser acompanhada com um doce, como um gelado de baunilha.

Ingredientes:
- 1,5 kg de batata-doce
- 125 a 150 gr de manteiga de amendoim caseira (receita aqui)
- 70 gr de cacau em pó

Começamos por cozer a batata-doce, se preferirem podem cozer sem a casca para facilitar. Depois de cozida, esmagamos a batata de forma criar um puré. Juntamos a manteiga de amendoim e o cacau em pó, numa taça grande, misturamos tudo até obtermos uma mistura homogénea.
Colocamos a mistura numa forma, previamente untada com margarina ou forrada com papel vegetal. Levamos ao forno, pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 20 minutos ou até ficar com a consistência de brownie.
Depois de pronto, retiramos do forno e deixamos arrefecer por 15 minutos, Este brownie deve ser servido frio.

Quem gosta de algo mais doce, pode acrescentar um pouco de açúcar à receita, ou até mesmo pepitas de chocolate.

09/04/17

Receitas - Manteiga de amendoim caseira (Dieta Gracie)

Faz algum tempo que não trago receitas novas para vocês, mas já tenho algumas para experimentar.
Esta receita que trago hoje é para os amantes de manteiga de amendoim. Como vocês devem saber a manteiga de amendoim é um oleogenoso com um elevado teor de gordura mas, como por exemplo o abacate, é uma gordura saudável. 
No entanto, como o amendoim, a manteiga de amendoim tem um valor calórico muito elevado e por isso não devemos de abusar. 

Quando compramos manteiga de amendoim devemos ter atenção à sua composição, de forma a que possamos escolher uma opção mais saudável. Encontramos opções que contêm muito sal, açúcar e gorduras hidrogenadas, que devemos evitar uma vez que são ingredientes que em excesso causam malefícios no sistema cardiovascular.

Posto isto, a receita de de hoje é uma versão saudável da manteiga de amendoim com 2 ingredientes apenas. Amendoim e sal.

Para esta receita preferi utilizar amendoim com casca, porque desta forma temos a certeza que não leva produtos para conservar ou mesmo sal.
Para fazermos uma chávena de manteiga de amendoim precisamos de:
- 500 grs de amendoim com casca
- 1/2 colher da chá de sal fino marinho

Descascamos o amendoim e juntamos o sal. Queremos uma consistência como a manteiga de amendoim de supermercado mas sem gorduras hidrogenadas e para isto basta 10 a 15 minutos no processador de comida. O truque para uma manteiga de amendoim mais cremosa é deixar ficar mais tempo no processador. Quanto menos tempo deixarmos mais crocante fica.
O amendoim tem óleos próprios, por isso é normal que fique com um óleo por cima quando não a utilizamos. Quando formos utilizar novamente, mexemos um pouco antes.
Podem comer com um pãozinho que gostem ou utilizar noutras receitas. Em breve, coloco aqui a receita de brownie de batata-doce na qual utilizei esta manteiga de amendoim fresquinha!



Espero que tenham gostado desta receita, deixem a vossa opinião!