25/03/17

10 meses de alimentação saudável - antes e depois

O post de hoje é mais uma demonstração do que uma boa alimentação pode mudar no nosso corpo.
Desde que comecei a Dieta Gracie em Junho de 2016, emagreci cerca de 10 quilos, para muitos pode não significar grande coisa visto que foram 10 meses e isso traduz-se em um quilo por mês. Mas para mim significa tanto. Eu explico-vos o porquê. Durante a minha infância nunca fui magra, mas também não era gordinha.. era simplesmente normal. Mas com a adolescência veio também a ideia de que beleza era o mesmo que magreza, dietas e mais dietas sem resultados nenhuns. 
A entrada na faculdade fez com que o nervoso se desenvolvesse num distúrbio e a minha saúde pagou a conta, foram meses de enjoos e má disposição em que não comia nada de jeito. Cheguei aos 60 quilos com um aspecto de doente. Ultrapassando a fase de adaptação veio a fase do comer o que eu queria. Doces quando me apetecia, fritos e tudo o que tinha direito e em dois ano engordei mais de 20 quilos, quase sem me aperceber.
O ano passado atingi o meu peso máximo, como vos disse em posts anteriores, de 86 kg. E foi aí que me apercebi do erro que estava fazendo com a minha saúde. Começaram por aparecer as dores nos joelhos, nas costas, o colesterol disparou e outros problemas claramente associados a obesidade. Ora com o meu histórico familiar de doentes cardíacos, diabéticos, hipertensivos e outras tantas doenças que pioram com a idade e a obesidade, não tive alternativa senão mudar a minha vida. 
O caminhar foi a primeira mudança que me ajudou nesta transformação, depois foram fases de cortar nos alimentos fritos e nos doces. A escolha de seguir uma dieta mais organizada e que permite uma alimentação mais simples e sem passar fome foi o ponto principal para este combate a obesidade. 
Em poucas semanas comecei a sentir as diferenças, menos dores e mais energia.
Infelizmente, a falta de exercício físico é um ponto que impede a minha progressão nesta transformação. Depois de passar 6 semanas no verão passado a treinar 2 vezes por semana, retornei a rotina de trabalho e pouco exercício físico. E isso fez com que o meu emagrecimento estagna-se, sendo que nos últimos três meses a perda de peso foi insignificante.
No entanto neste último mês comecei a treinar novamente, duas ou três vezes por semana. E graças ao exercício físico consegui melhorar os meus resultados e nas últimas 3 semanas emagreci mais de dois quilos. A vontade de continuar a ver estes resultados é muita e por isso há que manter o foco. 
Deixo-vos aqui uma fotografia de quando tinha 81 kg no início da alimentação saudável e uma de há três semanas após o primeiro treino em muitos meses com 73 kg. Hoje estou com 71 kg e uma vontade enorme de continuar. 
Espero em breve vos mostrar a diferença que faz aliar a alimentação saudável ao exercício físico ❤
Se quiseres saber mais sobre a dieta que eu sigo clica aqui.

 


19/03/17

Dia do Pai - longe, mas sempre perto ❤

Hoje decidi partilhar convosco um pouquinho da minha história, apenas um pequeno desabafo.
Hoje, 19 de Março celebra-se o Dia do Pai. Os meus 3 últimos foram passados com um aperto no peito provocado pela saudade. Meu pai vive no Brasil desde 2012, tal como a minha mãe. E há 3 anos tive a oportunidade de visitá-los e passar este dia com ele, nunca pensei que demoraria tanto tempo para poder passar mais um. Mas não foi só com o meu pai e a minha mãe que não pude passar estes dias todos, meu irmão também. "Vida de emigrante é assim" a saudade aperta quando menos se espera, quando precisamos de pedir conselhos, quando encontramos uma fotografia que estava perdida e pensamos como era tudo tão simples. Chamar o pai para abrir o frasco apertado, chamar a mãe para contar o segredo do rapaz que gostamos, brigar com o irmão sabendo que seremos sempre melhores amigos.. são coisas banais que, apesar de adultos, ainda precisamos de fazer. Ainda precisamos do apoio daqueles que já viveram tudo aquilo que estamos a viver e sabem como sobreviver.

Este mês fui à Lisboa e numa visita de 15 minutos entre voos, abracei a minha mãe como se os últimos três anos tivessem sido uma eternidade. Perguntam-me sempre, "como consegues ficar longe da tua família tanto tempo?" Não sei bem como responder à esta pergunta.. se calhar é a esperança de que em breve vou voltar a vê-los, e saber que eventualmente iremos partilhar nossas memórias e felicidade uns com os outros..
Custa ser filho de emigrantes? Claro que custa, não poder desabafar quando mais precisamos, não poder abraçar..

Como a vida pôs-nos em caminhos tão diferentes? Como pode separar uma família que ultrapassou tantas dificuldades juntos? E ainda ultrapassa juntos, mesmo longe.

Aperta no peito a saudade. Da família imperfeita, mas mais que perfeita. Das brigas, dos choros, dos abraços, das desculpas.. dos bons tempos passados que guardo na lembrança e que espero nunca me esquecer. Dos sorrisos daqueles que me transformaram no que sou hoje. Que me ensinaram que a vida não é fácil, que devemos ser humildes e partilhar o que temos, por tão pouco que seja. Que o destino pode nos separar mas nunca nos afastará. Dos meus modelos de vida. Do meu pai, da minha mãe, do meu irmão. Saudades de celebrar a vida todos os dias com vocês!

Hoje não é só o Dia do Pai, hoje e todos os dias é o dia da família ❤ espero que no próximo ano possamos celebrar este dia, todos juntos!

15/03/17

5 Razões para visitar a Ilha da Madeira/ 5 reasons to visit Madeira Island

[PT]
A Ilha da Madeira é muito mais do que a "terra" do Cristiano Ronaldo. É um ponto de atração turística, no entanto muitas pessoas não percebem o porquê.
O post de hoje é dedicado a esta terra maravilhosa, a qual me orgulho de chamar casa. É muito mais que uma ilha é, como meu pai diz, um "cantinho do céu".




Durante todo o ano, há sol em algum lado da Ilha

Pode até parecer mentira, mas a verdade é que até no Inverno temos dias solarentos, daqueles em que apetece ficar numa esplanada ou passear a beira-mar. Se estiver nublado no Funchal, é provável que esteja sol no Paúl do Mar ou na Ponta de São Lourenço.
O facto de a ilha ser pequena é um ponto positivo, porque as cidades são todas próximas e permite que aproveitemos o dia para passear.

 
O povo madeirense é um povo muito simpático

Claro que, numa terra aonde se vive do turismo, as pessoas têm que ser simpáticas com os turistas. Por esta razão o povo madeirense é um povo naturalmente amistoso. Somos, na minha opinião, um povo feliz sobretudo pelas maravilhas que nos rodeiam. Existem diversas atrações turísticas para se visitar desde museus, galerias, miradouros, levadas e praias.

A comida regional é muito saborosa

A comida madeirense é das coisas que mais gosto. Há espetada de carne de vaca no pau de louro, há o bolo do caco com manteiga de alho, há lapas grelhadas, tem comida para todos os gostos e bebida também. Há licor de banana, há licor de anis, há vinho madeira, há nikita (bebida de gelado e cerveja) e a melhor bebida, a poncha!

As paisagens madeirenses são maravilhosas

As paisagens da Ilha da Madeira são das coisas mais bonitas que alguma vez vi. Tal como a comida, as paisagens são apropriadas para diferentes gostos. Temos paisagens paradisíacas maravilhosas, como as piscinas naturais do Porto Moniz e a praia do Paúl do Mar. Temos levadas de todos os tamanhos e dificuldades, como a Levada do Rabaçal e 25 fontes que tem cerca de 4,6 km ou a Levada do Caldeirão Verde com 6,5 km de distância (mais 6,5 km de regresso) e com um percurso de túneis e um mergulho no final do trajeto. Temos a Vereda da Ponta de São Lourenço com 4km até ao seu destino aonde é possível desfrutar, ao longo do seu percurso, as paisagens da Costa Sul e da Costa Norte. Locais estes aonde podemos apreciar, também, a fauna e a flora madeirenses.

A noite de Fim-de-Ano da Ilha é, simplesmente, mágica

Não é à toa que a noite de Réveillon da Ilha da Madeira entrou para o Recorde do Guiness duas vezes. No final do ano de 2016, o Réveillon Madeirense ultrapassou o do Dubai. Foram 8 minutos de espetáculo. Todos os anos, a passagem de ano única. Um aglomerado de cores e formas que termina sempre com o palpitar do peito com as explosões brancas em toda a Ilha. Quem já o viu percebe o que eu quero dizer. E quem não o viu, garanto que não se vai arrepender de ir ver.

Deixo-vos aqui uma coletânea de fotografias que encontrei na Internet, vejam lá se não vale a pena visitar:

Ponta de São Lourenço

Casinhas de Santana/Traditional houses - Santana

Pico do Areeiro

Passagem de Ano/ New Years Eve

Costa Norte/ North Coast

Piscinas Naturais do Porto Moniz/ Porto Moniz Natural Pools

Poncha Regional
Espetada em Pau de Louro/Beef skeward in bay leef stick
Jardim Botânico/Botanic Garden

 
 

[EN] 
Madeira Island is a lot more than just Cristiano Ronaldo home. It's a tourist attraction but some people don't really know why.
Todays post is dedicated to this beautiful place that I am proud of calling home. It's much more than a simple island it's, like my father usually says, "a little piece of heaven".

All year long there's sun somewhere on the island

You may think it's a lie, but the truth is that even in Winter we have sunny days, the ones that we feel the need to stay outside somewhere or to walk by the sea. If it's cloudy in Funchal than it must be sunny in Paúl do Mar or in Ponta de São Lourenço. Since the island is small, the citys are close so we can enjoy a day of walking around.

People from Madeira are very kind

Of course that in a place that people are dependent on tourism, people must be kind. So for this reason, everyone is really friendly. In my opinion, we are happy people speacilly because of the wonders that surrounds us. We have a large variety of tourist attractions to visit such as museums, galleries, scenic overlook, "levadas" and beaches.

The regional food is really tasty

The regional food is one of my favorites things on the island. There are beef skeward in bay leaf stick, "bolo do caco" with garlic butter, grilled limpets, and other food for everyones pleasure and drink too! There are star anise liquor, Madeira Wine, Nikita (a drink made with ice cream and beer) and the best drink, poncha!

The view is marvelous

The views from Madeira island are one of the prettiest things I've ever seen. Just like the food, the island views are for different tastes. We have beautiful paradisiac views such as the natural pools in Porto Moniz and Paul do Mar beach. We have levadas (trails) of different sizes and difficulties, such as Levada do Rabaçal e 25 fontes with 4,6 km (and 4,6 km more to return) or Levada do Caldeirão Verde with 6,5 km (and another 6,5 km to return) with tunnels and the possibility of swimming in the end of the walk. We have Vereda da Ponta de São Lourenço with 4 km of distance (4 km to return) and where we can enjoy the views of both the North and South Coast of the Island. In these places we can also observe the animals and flowers edemic of Madeira Island.

The Islands New Years Eve is magical

Madeira Islands New Years Eve was in Guiness Record for two years. In 2016 New Years Eve, Madeira Islands Réveillon was bigger than Dubais. It lasted 8 minutes. Every year it's different and unique. The sky gets full of colors and shapes and the fireworks show ends with the heart beating through the vibration of the white explosions. If you've seen it you understand what I mean and if you haven't seen it, you should.

These photos were retrived from the Internet, but they shure are worth seeing.