19/03/17

Dia do Pai - longe, mas sempre perto ❤

Hoje decidi partilhar convosco um pouquinho da minha história, apenas um pequeno desabafo.
Hoje, 19 de Março celebra-se o Dia do Pai. Os meus 3 últimos foram passados com um aperto no peito provocado pela saudade. Meu pai vive no Brasil desde 2012, tal como a minha mãe. E há 3 anos tive a oportunidade de visitá-los e passar este dia com ele, nunca pensei que demoraria tanto tempo para poder passar mais um. Mas não foi só com o meu pai e a minha mãe que não pude passar estes dias todos, meu irmão também. "Vida de emigrante é assim" a saudade aperta quando menos se espera, quando precisamos de pedir conselhos, quando encontramos uma fotografia que estava perdida e pensamos como era tudo tão simples. Chamar o pai para abrir o frasco apertado, chamar a mãe para contar o segredo do rapaz que gostamos, brigar com o irmão sabendo que seremos sempre melhores amigos.. são coisas banais que, apesar de adultos, ainda precisamos de fazer. Ainda precisamos do apoio daqueles que já viveram tudo aquilo que estamos a viver e sabem como sobreviver.

Este mês fui à Lisboa e numa visita de 15 minutos entre voos, abracei a minha mãe como se os últimos três anos tivessem sido uma eternidade. Perguntam-me sempre, "como consegues ficar longe da tua família tanto tempo?" Não sei bem como responder à esta pergunta.. se calhar é a esperança de que em breve vou voltar a vê-los, e saber que eventualmente iremos partilhar nossas memórias e felicidade uns com os outros..
Custa ser filho de emigrantes? Claro que custa, não poder desabafar quando mais precisamos, não poder abraçar..

Como a vida pôs-nos em caminhos tão diferentes? Como pode separar uma família que ultrapassou tantas dificuldades juntos? E ainda ultrapassa juntos, mesmo longe.

Aperta no peito a saudade. Da família imperfeita, mas mais que perfeita. Das brigas, dos choros, dos abraços, das desculpas.. dos bons tempos passados que guardo na lembrança e que espero nunca me esquecer. Dos sorrisos daqueles que me transformaram no que sou hoje. Que me ensinaram que a vida não é fácil, que devemos ser humildes e partilhar o que temos, por tão pouco que seja. Que o destino pode nos separar mas nunca nos afastará. Dos meus modelos de vida. Do meu pai, da minha mãe, do meu irmão. Saudades de celebrar a vida todos os dias com vocês!

Hoje não é só o Dia do Pai, hoje e todos os dias é o dia da família ❤ espero que no próximo ano possamos celebrar este dia, todos juntos!

Sem comentários:

Enviar um comentário