17/09/16

Alimentação saudável - Como começar?

Bom dia! O post de hoje é como que um guia para começar um estilo de vida mais saudável.
Se quiserem ver mais sobre a minha alimentação atual é só clicarem aqui.

Um estilo de vida saudável é algo que para alcançar precisamos de esforço, dedicação e muita vontade. Uma alimentação saudável não significa só perder peso, implica uma mudança de atitude, e permite um ganho em saúde. O exercício físico complementar permite melhores resultados e quase que mais rápidos.

Mas uma alimentação saudável não é algo que mal comecemos, da noite para o dia, veremos resultados. Não, há que persistir porque, por vezes, demora um pouco para vermos os resultados. Temos de ter sempre em conta que qualquer resultado, é algo positivo, por mais pequeno que seja, e que esse pequeno resultado deve ser utilizado como motivação.



Se vocês tiverem alguém que possa mudar convosco, melhor ainda, porque essa pessoa vai vos ajudar a manter o foco.
Para começar, é necessário traçar alguns objetivos, alcançáveis. Por exemplo: perder 5 kg em 2 meses, treinar no mínimo 3 vezes por semana, seguir uma alimentação saudável pelo menos 6 dias da semana, etc.
Há que ter em consideração que todas as pessoas são diferentes e que os seus organismos funcionam de forma diferente. Os homens, por exemplo, têm um metabolismo mais acelerado que as mulheres, o que permite que tenham mais facilidade em perder peso. Então não desanimem se vocês conhecem alguém que perdeu 5 kgs em uma semana e vocês demoraram um mês para alcançar o mesmo objetivo. Não desistam, avaliam o vosso estilo de vida e considerem alterar algo de forma melhorar os vossos resultados.

No processo de perda de peso, a alimentação saudável é 70 a 80 % do resultado.
Comecem aos poucos, uma mudança brusca será difícil de manter.
Existem alguns pontos a ter em consideração que podem vos ajudar:
- Aumentar a ingestão hídrica - beber 1,5 a 2 lts de água por dia
- Diminuir a ingestão de gorduras e açúcares
- Diminuir as porções de hidratos de carbono (ex: arroz, massa, batata)
- Escolher refeições mais ligeiras ao jantar (ex: salada com proteínas, sopa)
- Testar receitas novas e diferentes para não ser sempre o mesmo e se fartarem rapidamente.


Quando já se sentirem bem, depois de cortar nos açúcares, por exemplo, comecem no próximo ponto, controlando as porções de hidratos.
Nem sempre vai ser fácil, nos primeiros dias vai custar mais, mas passado algum tempo o nosso organismo se habitua e depois já nem notamos a falta do açúcar por exemplo.

Se vocês são como eu, tem muitos legumes e outros alimentos saudáveis que não gostam, não desesperem. Vão experimentando receitas diferentes e tentem adaptá-las ao vosso gosto e objetivos.
Depois dos objetivos traçados e das pequenas alterações, começa o trabalho árduo!
Mas acreditem, quando começarem a ver os resultados, vai valer a pena!
Espero que este post vos motive a começar ou a continuar.


Sem comentários:

Enviar um comentário